NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Exposição "Genesis" do brasileiro Sebastião Salgado chega à Espanha.

Imagem:  Genesis / por Sebastião Salgado

A capital espanhola recebe o mundo preservado e intocado de “Genesis”, na CaixaForum/Madri até 04 de maio de 2014, das 10h às 20h. A exposição é composta por fotografias captadas pelas lentes do consagrado fotógrafo brasileiro de Minas Gerais, radicado na França, Sebastião Salgado

Foram 8 anos de trabalho, percorrendo o mundo inteiro. “Genesis” conta com 245 fotografias inéditas do artista, registradas entre 2004 e 2011. Sua abertura mundial aconteceu no National History Museum de Londres, em 9 de abril deste ano. A mostra é o terceiro trabalho de longa duração em questões globais de Salgado, sucedendo “Trabalhadores” (1986-1992) e “Êxodos” (1994-1999).
O ambiente natural é retratado todo em preto e branco. A mostra é dividida em cinco seções geográficas que revelam imagens ainda imunes à urbanização e ao progresso da tecnologia. Montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais foram registrados por Salgado neste longo trabalho.
Para concluir o projeto, o fotógrafo fez mais de 30 viagens a diversas regiões do planeta, sendo que a maioria tinha difícil acesso. Chegando aos locais por barco, pequenos aviões e até canoa, Salgado vivenciou situações inóspitas e teve que encarar desde o frio da Antártica até o sol escaldante dos desertos africanos.
Representando o Brasil na exposição, a Amazônia e o Pantanal foram registrados no trabalho. A enorme floresta equatorial juntamente ao rio Amazonas que a corta podem ser visto por ângulos nunca antes fotografados. Pequenas tribos que ainda resistem quase sem contato com a civilização também foram alcançadas pelas lentes de Salgado.
Abaixo, confira entrevista do Sebastião Salgado no programa Jô Soares onde ele explica tudo sobre esta exposição:

Um comentário:

Seu comentário será bem vindo!