NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 20 de maio de 2012

Um lindo poema de "Mariza Roque da Fonsêca", de Ceará-Mirim/RN - Brasil


MEU MAR



O Meu Mar muda de praia... é volúvel.
Ora está no Norte, ora está no Sul.
Também, muda de cor como por encanto.
Ora Azul, ora verde, ora cinzento.
Tudo acontece do jeito que ele quer.
Ora revolto, arisco, poderoso.
Ora moroso, em suave mansidão...

O Meu Mar é meu... é meu somente.
Onipotente, ele está dentro de mim.
Às vezes, ruge como um leão valente.
Se enfurece, fica indomável... é ruim!
Às vezes, manso, parece dominado.
calmo, quieto, descansado... é bom!

Diante deste mar imprevisível
cheio de arroubos e de calmarias,
fico perdida e extasiada...
Cheia de medos, quieta, impassível.
Ou, cheia de coragem vou a luta
e arranco as indecisões de mim.

No meu mar é difícil navegar...
É um mar agitado, por tantas procelas
e com tantas ondas a se sucederem.
Mas nos momentos em que se acalma
é um menino quieto e pede colo,
engole o choro e adormece rindo!

Eu queria que todos entendessem
este meu mar, surpreendente e louco,
onde as ondas se debatem violentas.
Às vezes tem a placidez de um rio...
Um rio calmo, correndo entre pedras.
Então, sossego e ele fica mudo.

Quando terei descanso desta luta
entre o meu mar bravio e assustador
e o meu mar, doce, brando e calmo
que se espalha pela praia com amor?
Um dia os dois, talvez, se entenderão
e enfim possa descansar meu coração!


Mariza Roque da Fonsêca
Mariza Roque da Fonsêca
De Ceará-Mirim
Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!