NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

2ª MATÉRIA DAS FÉRIAS NO BRASIL: LANÇAMENTO DO LIVRO DE VALÉRIO MESQUITA

CAPA

No dia 30 de novembro de 2011 ocorreu na livraria  Siciliano do Shopping Midway Mall, em Natal, capital do Estado Rio Grande do Norte - Nordeste do Brasil, o lançamento do livro "A Paisagem e o Tempo", do escritor potiguar "Valério Mesquita" e a mediadora deste blogue, como estava a passar férias pela terrinha, compareceu a este evento e aqui mostra imagens e mais detalhes do autor. Confira!

Ao chegar na siciliano, a fila para os autógrafos ainda estava pequena e constatei que havia muita gente chegando e corri para comprar o livro... Entrei na fila! Sozinha, olhei em volta e vi que vários representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário do estado, bem como pessoas simples (como eu!) marcavam presença e todos foram recebidos da mesma forma simples, cordial e afável, qualidades que  tornam Valério uma personalidade exemplar. Poucos minutos, chega Lúcia Helena Pereira minha conterrânea, poetisa cearamirinense, a qual tenho muito apreço e admiração. Ufa! Já não estava sozinha!


Na apresentação de A Paisagem e o Tempo”, 16º livro do Autor, o jornalista e acadêmico Ticiano Duarte, ressalta: “O autor é um eterno apaixonado pela sua terra e seus habitantes, descrevendo-a num estilo poético, relembrando o tempo silencioso de sua Macaíba com sua vida mansa (…). A força evocativa do autor não tem medidas. Flui espontaneamente”.

Apesar de estar exercendo o honroso cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Estado e de pertencer a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Valério Mesquita, com simplicidade, olhou para mim e disse-me: "Ceicinha, que prazer! Eu conheço seu trabalho no blogue!" E simpaticamente, deixou-se fotografar comigo!

Em seguida, autografou o livro denominando-me JORNALISTA... Quem dera eu! Risos... Sou apenas amante do jornalismo! Mas adorei o: "...com a consideração de Valério".

Ceicinha Câmara e Valério Mesquita

O "Paisagem e o Tempo" é dividido em duas partes: Perfis e Testemunhos. Valério Mesquita lança seu olhar sobre o contexto atual da sociedade e de alguns amigos que já partiram e registra a existência de personagens que passam e/ou passaram despercebidos para um olhar menos atento. "Valério Mesquita entrega neste livro novas e acuradas observações sobre a paisagem e os efeitos que sobre ela o tempo impõe"escreveu Osair sobre o livro. 
Com apresentação de Ticiano Duarte e orelha assinada pelo jornalista Osair Vasconcelos, o título conecta assuntos locais e universais, transita entre o ontem e o hoje e aborda temas como política, religião, economia, comportamento, cultura e memórias povoadas por figuras que fizeram e fazem parte, ou mesmo que toparam no caminho do escritor.
Entusiasmei-me e emocionei-me com o perfil da centenária Estefânia de Freitas (Dona Ester), macaibense que notabilizou-se como cozinheira regionalista e durante muitos anos, nos dias de sábado (dia de feira)  sua casa era referência para muitos que vinham dos interiores, como diz Valério "o point da época", pois sempre a procuravam para deixar suas compras. Uma história simples, que fez-me lembrar a minha saudosa mãe "Marli Câmara".
Me surpreendi com o testemunho "SERÁ QUE JESUS VOLTARÁ? E SE VOLTAR?", onde o autor demonstra conhecimento da palavra de Deus, citando alguns versículos bíblicos e que este relato partiu de um questionamento  do amigo jornalista Paulo Tarcísio Cavalcante (o qual é meu amigo virtual), "que reflete com exatidão a dúvida inquietante de milhões de pessoas no mundo, quer sejam religiosas ou agnóstica". 
E eu digo que, vivemos numa época de desintegração social e penso que a grande necessidade do homem atual é relacionar-se com o seu semelhante, mas principalmente com Deus. Relacionando-nos com Deus, através da oração, Ele fala conosco. É na Bíblia Sagrada que conhecemos a vontade de Deus e o seu querer para nossa vida. A vida é o maior dom de Deus e é tão sublime, muitas vezes gastamos nosso precioso tempo apenas com a aprendizagem e coisas que não podemos levá-las para sempre. É preciso que aprendamos a viver mais do que para esta vida e ter a eternidade como alvo maior. E Jesus Cristo disse: "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida" (Jo 5.24). Temos que ter o propósito de focalizarmos nosso olhar sobre o verdadeiro amor, a verdade, a fé e, acima de tudo, em Deus! 

Lúcia Helena Pereira (Poetisa das Flores), Ceicinha Câmara e Valério Mesquita,  que com cordialidade e atenção levou uma legião de amigos e admiradores para sua concorrida noite de autógrafos.

SOBRE O AUTOR:

VALÉRIO ALFREDO MESQUITA - Nasceu na cidade de Macaíba/RN-Brasil. Filho de Alfedo Mesquita Filho e Nair de Andrade Mesquita. Bacharel em direito formado pela UFRN. Desde cedo enveredou pelos caminhos da política. Foi prefeito de sua cidade nos anos setenta (1973 a 1975) e exerceu mandato de deputado Estadual por quatro legislaturas. Presidiu a Fundação José Augusto, é membro efetivo da União Brasileira de Escritores secção do Rio Grande do Norte e honorário do Conselho Estadual de Cultura do Estado, do Instituto Histórico e Geográfico do RN,  ocupante da cadeira 21 na Academia Norte-Riograndense de Letras, membro da Academia Macaibense de Letras. Atualmente é conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. (Fonte: Livro do Autor)

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS QUE EU TROUXE DO BLOGUE DE LÚCIA HELENA PEREIRA: 

CEICINHA CÂMARA (DAS BELAS NOTÍCIAS DO WWW.NLUSOFONIA.BLOGSPOT.COM) E VALÉRIO!

VALÉRIO RECEBENDO UM ABRAÇO CARINHO DA PREFEITA DE MACAÍBA "MARÍLIA" ACOMPANHADA DO MARIDO LUÍS.

PRESENÇA DE DR. CARLOS GOMES, O QUAL MANTENHO CONTATO PELA NET. VI-O DE LONGE, MAS NÃO TIVE CORAGEM DE ME APRESENTAR! RISOS... EU E MINHA TIMIDEZ! NA IMAGEM ELE ESTA COM SEU FILHO, CARLOS JÚNIOR.

CONFIRA MAIS IMAGENS NO:

Um comentário:

  1. Querida Ceicinha,

    Seu jeitinho meigo e humilde de ser encanta, voce coloca isso nas suas palavras, porém saiba no meio dessas pessoas (das pessoas que exercem função POLITICA, nao digo publica) vc nao era uma simples, vc é alguem que nos é querida, tem valores, tem história de luta de vida, talvez uma das mais dignas dentre tais representes que andam rodando o RN. Claro que meu assunto sai do Majestoso lançamento do livro, que é uma joia para nossa historia e entra na nossa historia politica. Infelizmente os representantes ao qual vc se refere em sua maioria, claro que há as excessões, não tem a metade da vivencia que vc tem, nem dos valores humanos e aproveitam-se de cargos temporários politicos, para fazer de um serviço que e para representar o povo, um trabalho temporário assalariado que serve para ostentar bens materiais e imateriais, curtir happyhours, viagens, griffes e agora cirurgias esteticas! Bem isso é duro... So vim falar porque nao aceito alguém digno como vc em nenhum momento ser posta nem em condição igualitaria, qto mais mais simples do que esse povo, queria que muitos tivessem seu coração! É um desabafo rsssssss e continue assim meiga...Beijos Syl

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!