NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RETROSPECTIVA 2011 DO POETA MINEIRO "ANTONIO CARLOS DAYRELL". CONFIRA!

VISITANDO O BLOGUE DO AMIGO "DAYRELL" ENCONTREI ESTA MATÉRIA, A QUAL ELE FAZ UMA REFERÊNCIA À MINHA RÁPIDA VISITA POR BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS, EM JANEIRO DE 2011. VEJA, AMIGO(A) LEITOR(A)!

De S. Antônio a São Carlos Borromeu: "o Poeta do Centro-Oeste Mineiro"


HOMENAGEM

Sônia Veneroso e Antônio Dayrell
Sônia Veneroso (presidente da Academia Santantoniense de Letras e colunista do Jornal Gazeta Montense) e Antônio Dayrell (poeta, advogado e artista plástico) participaram da solenidade de entreta do Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte para o Ilustre  Dr. Nestor Francisco de Oliveira (Secretário de Comunicação do Estado de Minas Gerais e natural de Santo Antônio do Monte), por  indicação do Vereador Pablo César de Souza - Pablito.


ESCRITORES

Affonso Romano de Sant'Anna
e Antônio Carlos Dayrell
 
O poeta Antônio Dayrell obteve sucesso ao apresentar sua exposição “POESIA PARA PARAR O TEMPO”, durante a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho (25 a 27 de outubro de 2011), na Câmara Municipal de Belo Horizonte a qual abordou o tema: "Tempo Para Que Te Quero". Affonso Romano de Sant'Anna, jornalista, poeta e cronista, depois de apresentar palestra na abertura do evento e falar a respeito de "A Descoberta do Tempo no Caminho da Maturidade", visitou a exposição de Dayrell que na ocasião, lhe ofertou o livro de sua autoria. Affonso lhe agradeceu dizendo: "Foi muito bom voltar a Minas, e ver seu trabalho do qual eu já ouvira falar. Parabéns!" (Jornal Gazeta Montense)

LEITURA E PROSA


Antônio Carlos Dayrell, Rogério Salgado
e France Gripp
"A Gosto da Poesia". O Centro Cultural Padre Eustáquio está desenvolvendo interessante projeto de Leitura e Prosa. O objetivo é dar oportunidade aos amantes da literatura para mostrarem textos literários e apresentarem comentários a respeito do assunto proposto. A curadoria do projeto é France Gripp. No dia 22 de novembro de 2011, aconteceu a apresentação especial de Antônio Carlos Dayrell de Lacerda Gontijo (Antônio Dayrell) que, pouco a pouco, vai ganhando espaço no mundo da poesia, merecendo incentivo e aplausos. (Jornal Gazeta Montense)

Jaak Bosmans e Dayrell

DRUMMOND

Antônio Carlos Dayrell e Carlos Ávila

"dia D 31.10". Um bloomsday para Drummond. O dia do aniversário de 109 anos do grande poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade foi marcado por homenagens. O poeta Afonso Ávila deu um depoimento emocionado sobre sua amizade com o poeta maior, na presença de familiares do Drummond.


LUSOFONIA

Ceicinha Câmara, Antônio Dayrell e Cláudio Márcio Barbosa

Vilabispense, algarvia, portuguesa, cearamirinense, norte-riograndense, e acima de tudo BRASILEIRACeicinha Câmara nasceu em Natal, mas desde pequena viveu em Ceará-Mirim, terra dos verdes canaviais. Poetisa e divulgadora, atualmente ela mora em Vila do Bispo-Portugal. Ceicinha é considerada pelos cearamirinenses embaixadora da cultura potiguar em terras lusitanas. Em janeiro de 2011 ela visitou o Brasil, e passou por Belo Horizonte. Na recepção, uma plêiade de artistas mineiros aguardavam ansiosos no hotel . A viagem serviu para estreitar relações e fortalecer o intercâmbio cultural. poeta Antônio Carlos Dayrell foi homenageado pela escritora potiguar Ceicinha Câmara.

LIVRO

Celêdiam e Carlos Dayrell

O escritor José Cláudio Adão recebeu os amigos na Livraria Leitura, com coquetel e noite de autógrafos, no lançamento do livro “Arcanjo Isabelito Salustiano e Outras Crônicas”. O evento aconteceu em agosto de 2011 e foi muito concorrido.

LAGOA DA PRATA

Antônio Carlos Dayrell
e Adircilene Batista e Silva 
 
O poema “Maracatu Atômico” de Antônio Carlos Dayrell de Lacerda Gontijo foi premiado no “V Concurso de poesias, contos e crônicas”, promovido pela Academia Lagopratense de LetrasDayrell também recebeu menção honrosa, através de uma placa de prata, por sua dedicação na divulgação de poesias e por estar sempre elevando o nome da instituição.


FILHO E NETO DE SANTANTONIENSES


Antônio Carlos Dayrell de Lacerda Gontijo nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1965. Filho de Mauro de Lacerda Gontijo (santantoniense) e Maria Ignez Dayrell da Cunha Lacerda Gontijo. Seus avós, José Lacerda Gontijo e Tereza do Carmo Gontijo também eram cidadãos de Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas. Formado pala Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Direito, Advogado, pós-graduado em Direito de Empresa pelo Instituto de Educação Continuada da PUC/Minas, foi assessor jurídico da Associação Comercial de Minas. Atuou como estagiário do Serviço de Assistência Judiciária da PUC/MG e do Programa Estadual de Proteção ao Consumidor – PROCON/MG, quando este ainda era vinculado ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, presidido pela advogada Maria Lúcia Scarpelli. Poeta e escritor, o desejo de escrever iniciou-se na adolescência. A partir daí redigiu várias poesias e artigos. Seus escritos são de cunho reflexivo e, atualmente, além de poemas, escreve artigos de Direito, tendo atuado na revisão do livro “Questões de Múltipla Escolha”, elaborado pelo presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, na época, Elpídio Donizetti Nunes.  Participou, ainda, do 4º Belô Poético, das coletâneas “Poetas En/Cena II”, “Antologia de Ouro” e  “Folhas Verdes”, que integra o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão “A Tela e o Texto”, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais.  Participou de várias apresentações em Saraus. É Autor/Editor do livro artesanal Poesia Para Parar o Tempo, confeccionado pelas suas próprias mãos. Autor, criador e idealizador da exposição POESIA PARA PARAR O TEMPO, apresentada em Belo Horizonte, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Bom-Despacho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!