NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

1ª MATÉRIA DAS FÉRIAS NO BRASIL: VISITA A APAE DE NATAL/RN

Fachada da Apae Natal
Apae de Natal
Rua dos Potiguares, 58 - Dix-Sept Rosado
CEP 59054-280 - Natal/RN-BRASIL

Meu primeiro dia no Brasil, bem...! Fui fazer uma visita especial! Estava com minha mana "Mocinha Câmara", que trabalha na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, entidade particular de caráter civil de fins filantrópicos, com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.  Ela estava com os preparativos da festa do DIA DE NATAL dos alunos especiais e confesso que passei umas horinhas muito agradáveis. Sorri com as estórias do Tenente, fiquei admirada com a criatividade da professora Josefa (a Zefa), ajudei-a na confecção das fantasias e até aprendi uns truques artísticos com ela! Risos... Até cantei uma música da Paula Fernandes para um especial! Risos... Conheci a Denise, mulher vibrante com a vida. Amei tudo! Confira algumas imagens: 

Este de chapéu é o especial TENENTE 
- o contador de estórias.
A Zefa esta no lado direito da imagem.

AS PEDAGOGAS DA APAE

A mediadora deste blogue com as pedagogas.

Este especial me fez cantar a música da Paula Fernandes:
"Tão longe do chão, serei aos teus pés, 
nas asas do sonho, rumo ao teu coração..." Risos... 
Ele sorria de felicidade! 
E o microfone era uma garrafinha d'água que ele deu-me!

Federação Nacional das Apaes - Apae em Rede

BREVE HISTÓRICO DA APAE-RN

Em Natal, a APAE foi criada através do Clube de Pais e Mestres da Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, e fundada em caráter provisório no dia 30 de outubro de 1959, sem responsabilidade jurídica, sendo agregada à Sociedade Professor Heitor Carrilho, que desenvolvia um trabalho com crianças excepcionais. Teve como sócios fundadores, 28 pessoas no total, destacando-se entre outros, o Dr. Severino Lopes, médico e presidente da Clínica, o Sr. Militão Chaves, comerciante e pai de um portador de deficiência e o Dr. Boanerges Januário, Advogado. E no dia 04 de setembro de 1964, seu Estatuto foi aprovado e publicado no Diário Oficial do Estado, sendo sua Ata de Fundação, lavrada no dia 06 de setembro do mesmo ano, na casa da Sra. Ione de Paiva, integrante do grupo de voluntários da Clínica, uma vez que a APAE/Natal ainda não tinha sede própria. Posteriormente, foi reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual n.º 4086, cuja publicação no Diário Oficial se deu no dia 03 de setembro de 1972, e também reconhecida de Utilidade Pública Federal através do Decreto n.º 97476 de 25 de janeiro de 1989.
Tanto a APAE/Natal quanto a Clínica, sobreviviam de doações e da promoção de eventos como desfiles, churrascos, bazares, exposições, festivais e sorteios, no intuito de angariar fundos para dar continuidade as atividades. No entanto as dificuldades eram muitas pois os recursos que conseguiam com bastante esforço, não eram o suficiente.
Deve-se salientar que a sociedade de modo geral, não tinha muito conhecimento desta causa dos excepcionais necessitando criar uma forma de divulgação de todo trabalho realizado junto às crianças portadoras de necessidades especiais. Surge então, a I Semana do Excepcional, realizada em Natal, no período de 05 a 12 de novembro de 1960, com a participação dos alunos da APAE - Natal e da Clínica. As comemorações desta semana prolongam-se até os dias atuais, uma vez que ainda existe a necessidade de chamar atenção de toda a sociedade para a questão do portador de deficiência. 
O primeiro presidente da APAE - Natal foi o Dr. Boanerges S. de Araújo.
Confira mais detalhes AQUI! 

FAÇA SUA DOAÇÃO!
Contato:

Telefone: (84) 3206-4449
Fax: (84) 3206-5671
E-mail: natal@apaebrasil.org.br
Skype: apae.natal

4 comentários:

  1. Que maravilha de narrativa, querida Amiga Ceicinha!
    Ficaremos à espera da sequência da sua luminosa passagem por Natal.
    Fiquem bem! Fraternal abraço do Rubens

    ResponderExcluir
  2. Um inicio importante no seu passeio, em contato com a diversidade, com o outro muitas vezes excluido. Parabens pela visita, pelo blogue e pelo seu carinho.
    Beijos Sylvana Marques

    ResponderExcluir
  3. Alguém sempre especial como você, sempre consegue observar a beleza da diversidade humana.Bjo no coração.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!