NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 23 de setembro de 2012

XVI Feira Pan-Amazónica do Livro em Belém do Pará - Brasil

Foto da Noticia
Portugal é o país homenageado da
XVI Feira Pan-Amazônica do Livro,
de 21 a 30 de setembro,
em Belém do Pará

Realizar-se até 30 de setembro, na cidade de Belém do Pará, a XVI Feira Pan-Amazónica do Livro, que terá Portugal como país homenageado.

O Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, participará em vários eventos da Feira, e estará presente na sessão de abertura que contará com a presença do Governador Simão Jatene e do Secretário de Cultura Paulo Chaves

Ocupando uma área de cerca de 25 mil metros quadrados e com mais de 200 stands, a Feira é o 4º maior evento do género neste país e o maior acontecimento literário da região Norte do Brasil que, no ano de 2011, recebeu 420 mil visitantes.

Neste ano de 2012 o Governo do Pará, através da Secretaria de Cultura, decidiu homenagear Portugal com o objectivo de “promover a relação cultural, social e comercial, consolidado o sentimento de simpatia e afinidade entre os dois países. Essa homenagem consiste em dar visibilidade à cultura do país, por diversos meios como, a realização de seminários sobre o país homenageado, encontros literários com autores portugueses, lançamento de livros desses autores, mostra de cinema, show musical, entre tantas outras possibilidades…”.

Inserindo-se no contexto do Ano de Portugal no Brasil, Portugal estará representado de várias formas nesta mostra, das quais se salientam:

- participação de vários escritores e historiadores portugueses, como Lídia Jorge, Jorge Couto, Gonçalo Tavares, José Luís Peixoto, entre outros;
- apresentação do músico Victor Castro;
- mostra de cinema;
- exposição de azulejos;
- encerramento da Feira com o espectáculo musical de Mestre Chaínho (“António Chaínho entre amigos”).

Portugal partilha um stand com a Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Pará (SECULT) , no qual se recriou um café tipicamente português, através da reprodução do café "A Brasileira" do Chiado em Lisboa. Nesse espaço os visitantes poderão assistir a apresentações do músico Victor Castro.

O evento ocorrerá no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, de 21 a 30 de setembro de 2012, em Belém do Pará. O público poderá visitar o evento das 10 às 22 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!