Imagem do site do evento |
Neste final de semana ocorreu no Terreiro do Paço, em Lisboa, o grande evento de abertura do Ano do Brasil em Portugal. Música, teatro, artes, literatura. Ney Matogrosso, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Paulo Gonzo, Carminho e Boss AC foram alguns dos artistas brasileiros e portugueses que marcaram presença.
Durante vários meses, Portugal assistirá a diversas manifestações culturais que mostrarão um pouco das artes que se fazem no Brasil do século 21. O anúncio foi feito na última sexta-feira (13), na capital portuguesa, durante cerimônia realizada no Centro Cultural de Belém, que contou com a presença do presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) do Brasil, Antonio Grassi, do comissário do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, diplomatas brasileiros, e do ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
Até 10 de junho de 2013, data de encerramento do ano cultural bilateral, o público português poderá assistir a dezenas de espetáculos, apresentações literárias, exposições e mostras de artistas das mais diversas áreas.
Teatro brasileiro no D. Maria II, uma exposição de Oiticica, no Museu Berardo, ou uma exposição de “design” brasileiro, no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, são algumas das iniciativas que as Funarte pretende levar ao público português.
A abertura de um “Espaço Brasil”, na LX Factory, em Lisboa, é um dos projetos em desenvolvimento. No conjunto, o investimento do Brasil para se mostrar em Portugal deverá ascender a cerca de 2,5 milhões de euros, de acordo com declarações de Antonio Grassi.
Um investimento para mostrar a realidade de dois países ligados pela língua, pela história e pela cultura, “mas que se conhecem pouco“, nas palavras de Grassi.
Apresentação do programa do Ano de Portugal no Brasil, e do Brasil em Portugal, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, feita pelo ator brasileiro Antônio Grassi. |
No sábado (14-09), Antonio Grassi assinou um protocolo de cooperação com a Fundação Calouste Gulbenkian e participou de reunião no Museu Coleção Berardo, com o diretor artístico da entidade, Pedro Lapa.
HISTÓRICO DO EVENTO
O Ano Brasil Portugal é a sequência inevitável de uma série de celebrações do Brasil com países diretamente ligados à sua história, seja como colonizador, no caso do irmão lusitano, ou como imigrantes que aqui se instalaram e criaram raízes definitivas.
Mais detalhes AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será bem vindo!