NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 23 de setembro de 2012

Ator Antônio Grassi organiza "Ano do Brasil em Portugal"

Imagem do site do evento


Neste final de semana ocorreu no Terreiro do Paço, em Lisboa, o grande evento de abertura do Ano do Brasil em Portugal. Música, teatro, artes, literatura. Ney Matogrosso, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Paulo Gonzo, Carminho e Boss AC foram alguns dos artistas brasileiros e portugueses que marcaram presença.

Durante vários meses, Portugal assistirá a diversas manifestações culturais que mostrarão um pouco das artes que se fazem no Brasil do século 21. O anúncio foi feito na última sexta-feira (13), na capital portuguesa, durante cerimônia realizada no Centro Cultural de Belém, que contou com a presença do presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) do Brasil, Antonio Grassi, do comissário do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, diplomatas brasileiros, e do ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Até 10 de junho de 2013, data de encerramento do ano cultural bilateral, o público português poderá assistir a dezenas de espetáculos, apresentações literárias, exposições e mostras de artistas das mais diversas áreas.

Teatro brasileiro no D. Maria II, uma exposição de Oiticica, no Museu Berardo, ou uma exposição de “design” brasileiro, no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, são algumas das iniciativas que as Funarte pretende levar ao público português.

A abertura de um “Espaço Brasil”, na LX Factory, em Lisboa, é um dos projetos em desenvolvimento. No conjunto, o investimento do Brasil para se mostrar em Portugal deverá ascender a cerca de 2,5 milhões de euros, de acordo com declarações de Antonio Grassi.

Um investimento para mostrar a realidade de dois países ligados pela língua, pela história e pela cultura, “mas que se conhecem pouco“, nas palavras de Grassi.

Apresentação do programa do Ano de Portugal no Brasil, 
e do Brasil em Portugal, no Centro Cultural de Belém, 
em Lisboa, feita pelo ator brasileiro Antônio Grassi.
No sábado (14-09), Antonio Grassi assinou um protocolo de cooperação com a Fundação Calouste Gulbenkian e participou de reunião no Museu Coleção Berardo, com o diretor artístico da entidade, Pedro Lapa.

HISTÓRICO DO EVENTO

O Ano Brasil Portugal é a sequência inevitável de uma série de celebrações do Brasil com países diretamente ligados à sua história, seja como colonizador, no caso do irmão lusitano, ou como imigrantes que aqui se instalaram e criaram raízes definitivas.

Mais detalhes AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!