NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 2 de novembro de 2014

Angola: Integração económica é importante para países da CPLP.

A secretária de Estado das Finanças, Valentina Filipe, 


considerou hoje (terça-feira), em Luanda, que a tarefa de harmonizar 


os resultados macroeconómicos entre os países da Comunidade 


de Países de Língua Portuguesa (CPLP) constitui o único caminho capaz 


de promover a integração crescente das economias da comunidade.


Ao intervir na cerimónia de abertura da 29ª reunião do Conselho de Directores – Gerais da Alfândegas da CPLP, Valentina Filipe referiu que esta harmonização dos resultados pode ser dada pela vertente das  vantagens comparativas nas fronteiras ou pela capacidade de aumento da produtividade em todos os sectores das economias, garantido-lhes  crescimento sustentável, com melhor distribuição das riquezas nacionais.
Sublinhou que, pelos princípios das vantagens comparativas, a inserção competitiva se inicia  pelo aumento da produtividade na agro-pecuária,  pescas e na agro-indústria, produzindo cada vez mais para atender o consumo interno e gerar excedentes exportáveis.
Por sua vez, o secretário-geral  da conferência  de  directores - gerais  das Alfândegas  da CPLP, Francisco  Curinha,  informou  que a CPLP  em 2012 representava  3,67 porcento do Produto Interno Bruto Mundial e 3,9 porcento do comércio mundial,  mantendo a maioria dos países  que a  integram um crescimento anual positivo,  o que perspectiva  um desenvolvimento sustentado para o futuro com natural reflexo nas trocas comerciais.
Uma aposta dos países da CPLP deve incidir sobre a implementação de medidas que facilitem o comércio, o que irá permitir a todos os países da CPLP, contribuir para o desenvolvimento das suas relações comerciais dando origem a um maior desenvolvimento económico.
Segundo referiu, desde 2007, um dos grandes  objectivos alcançados pela comunidade foi a criação de um portal especifico para as alfândegas da CPLP, além de outras acções.
Integram  o conselho de directores das Alfândegas  da  CPLP, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé  e Príncipe ,Brasil, Guiné-Bissau , Portugal e Timor Leste.
Neste encontro, os  grandes  ausentes  são Timor Leste,  Cabo Verde e Guiné Equatorial.
FONTE DESTA NOTÍCIA: Agência Angola Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!