NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 11 de outubro de 2014

Fados inéditos na voz de Amália Rodrigues

Amália Rodrigues nasceu em 1920

Álbum chega em novembro. 

Um dos temas, ‘Fado Lamentos’, 

tem letra e música da fadista.

Fados e canções nunca editados, interpretados em português, espanhol, francês e inglês, estão a ser reunidos em dois discos. Este trabalho, ‘Amália no Chiado’,  editado pela Valentim de Carvalho, é fruto da pesquisa de Frederico Santiago, colaborador da editora e um apaixonado por fado e por Amália Rodrigues.

Amália no Chiado’ terá mais de 40 faixas. Um CD apresenta apenas fados, e o segundo canções que a fadista interpretou em várias línguas – como a única versão que Amália cantou em francês de ‘La Vie em Rose’.

"As gravações foram feitas entre 1951 e 1954, na loja da Valentim de Carvalho no Chiado. E são trabalhos gravados pelo Hugo Ribeiro, que Amália dizia ser o que melhor captava a sua voz", afirma ao CM Frederico Santiago. Uma das maiores descobertas é o ‘Fado Lamentos’, "com letra e música da própria Amália", diz.

Em 1952, Amália viajou para Londres para gravar um disco. "E sempre se pensou que esses temas teriam sido as primeiras gravações" da Valentim de Carvalho. Contudo, "sabe-se agora que  Amália gravou muita coisa em 1951, antes da viagem. E a maior parte desses trabalhos nunca foi editada", esclarece Frederico Santiago. Agora, 63 anos depois, estas músicas vão chegar ao público.

P.S.: Matéria transcrita do site do Correio da Manhã

2 comentários:

  1. Sou dos que gosta do Fado.
    E a Amália era uma enorme fadista!
    Saudações, desde Lagos!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii, querida e inesquecível Amiga Ceicinha! Bem haja! Quaaanta saudade! Estávamos estranhando o seu silêncio, eis que retorna em grande estilo! Essa matéria sobre Amália está muito boa, embora transcrita. Esperamos que esteja bem junto aos seus 2 homens queridos e à essa gente amada aí de Vila do Bispo. Temos a intenção de visitá-la no ano que vem, possivelmente em junho - vamos torcer para dar tudo certo! Fiquem bem e recebam fraternal e saudoso abração de Malubens

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!