NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014. Em Minas Gerais/Brasil.


Com o tema Entrecorpos, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 traz ao público, entre os dias 4 e 20 de julho, diversas atrações culturais espalhadas por diferentes locais das duas cidades. Shows, exposições, oficinas, peças de teatro e de dança, mostras de cinema e atividades para as crianças integram a programação do evento. O evento é conhecido por evidenciar a cultura regional e reconhecido como o mais tradicional de Minas. Congrega uma série de atividades culturais. As curadorias envolvem Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Literatura, Infantojuvenil, Patrimônio e Festival com a Escola. A ideia do tema deste ano, Entrecorpos, é trabalhar a relação dos corpos com os vários meios que eles se relacionam.

Sobre o Festival de Inverno...

O primeiro Festival de Inverno de Ouro Preto ocorreu em 1967. Foi formatado inicialmente por um grupo de professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com o intuito de levar a arte à coletividade. Realizado em Ouro Preto como atividade de extensão, o Festival teve uma segunda e consolidada edição em 1968. Apesar da forte repressão da ditadura militar, o evento realizado neste e nos anos seguintes propiciaram espaços para o debate e reflexão, englobando questões políticas em âmbito nacional e internacional.
Desenvolvido desde 2004 pela UFOP, na visão da extensão universitária, o Festival de Inverno reafirma a importância das manifestações culturais, do diálogo entre a população local e os visitantes, da troca promovida pela arte. Um encontro no qual a cultura popular e a academia, há quase 50 anos, ganham novos contornos e redesenham a visão da nação sobre si mesma.
A realização é da Universidade Federal de Ouro Preto, da Fundação Educativa Ouro Preto e das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana.

Maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!