NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Clevane Pessoa e seu "CHAMAMENTO", poema que lembra nossos ancestrais da nossa Terra brasilis.

Fonte da Foto: typepad.com

CHAMAMENTO


A floresta chama-me e ouço o uirapuru pungente.
cada tatalar, cada grunhido, estalar de bagas, rosnado e canto.
Preciso da solidão povoada de meus ancestrais.
Minha alma reabre a ferida 
donde pinga o sangue dos mil tons das folhas e dos musgos.
Escuto cantares de louvor aos deuses naturais,
os tambores, os passos das danças circulares,
os brados de defesa e as canções de ninar curumins.
Abre-se a pele do espírito e regrava-se em mim
cada tatuagem, cada pintura tribal.
Viajo nos ares para descobrir o Mundo
onde cada floresta era um templo
ao espírito sagrado,ao animal de totem,
cada fumaça, uma revelação.

Um dia, virarei vento
e me reintegrarei às matas,
embalada pelos sons das águas prateadas
recebida pelos ancestrais guardiãos 
e então, também poderei lutar para proteger 
os seres vivos 
fauna , flora e gentes - ancestrais de minha Poesia.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

(Hana Haruko)

01/01/2009

Imagem do facebook da poetisa.

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO
De São José de Mipibú/Rio Grande do Norte
Radicada em Belo Horizonte/Minas Gerais.

Saiba mais sobre Clevane Pessoa, AQUI!

Um comentário:

  1. Querida prima Ceicinha, de raízes do Rio Grande do Norte, Câmara", qual minha avó Teóphila Teonila Câmara de Araújo, o índígena da foto é um potiguara.
    Você, for nordestina, morando na Vila deo Bispo, aí no Algarve , em Portugal, não esquece mesmo de manter-se qual uma ponte entre o Brasil e sua terra de adoção! nem nos esquece!
    Muito grata por divulgar o poema.Acordei com alguma "missão" interior, para publicar mais este poema.E eis que você, sempre generosa, publica-o
    em seu blog renomado.Muito grata!
    Abraços fraternais.Pax et Lux!
    Clevane Pessoa de Araújo
    Belo Horizonte-MG, Brasil.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!