A secretária de Estado das Finanças, Valentina Filipe,
considerou hoje (terça-feira), em Luanda, que a tarefa de harmonizar
os resultados macroeconómicos entre os países da Comunidade
de Países de Língua Portuguesa (CPLP) constitui o único caminho capaz
de promover a integração crescente das economias da comunidade.
Ao intervir na cerimónia de abertura da 29ª reunião do Conselho de Directores – Gerais da Alfândegas da CPLP, Valentina Filipe referiu que esta harmonização dos resultados pode ser dada pela vertente das vantagens comparativas nas fronteiras ou pela capacidade de aumento da produtividade em todos os sectores das economias, garantido-lhes crescimento sustentável, com melhor distribuição das riquezas nacionais.
Sublinhou que, pelos princípios das vantagens comparativas, a inserção competitiva se inicia pelo aumento da produtividade na agro-pecuária, pescas e na agro-indústria, produzindo cada vez mais para atender o consumo interno e gerar excedentes exportáveis.
Por sua vez, o secretário-geral da conferência de directores - gerais das Alfândegas da CPLP, Francisco Curinha, informou que a CPLP em 2012 representava 3,67 porcento do Produto Interno Bruto Mundial e 3,9 porcento do comércio mundial, mantendo a maioria dos países que a integram um crescimento anual positivo, o que perspectiva um desenvolvimento sustentado para o futuro com natural reflexo nas trocas comerciais.
Uma aposta dos países da CPLP deve incidir sobre a implementação de medidas que facilitem o comércio, o que irá permitir a todos os países da CPLP, contribuir para o desenvolvimento das suas relações comerciais dando origem a um maior desenvolvimento económico.
Segundo referiu, desde 2007, um dos grandes objectivos alcançados pela comunidade foi a criação de um portal especifico para as alfândegas da CPLP, além de outras acções.
Integram o conselho de directores das Alfândegas da CPLP, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe ,Brasil, Guiné-Bissau , Portugal e Timor Leste.
Neste encontro, os grandes ausentes são Timor Leste, Cabo Verde e Guiné Equatorial.
FONTE DESTA NOTÍCIA: Agência Angola Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será bem vindo!