NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 31 de março de 2014

CEICINHA CÂMARA é homenageada pela AFLAM, em Mossoró/RN-Brasil.


No último dia 11 março de 2014, ocorreu o lançamento do 3º Volume do Periódico AFLAM em Revista e a Posse da nova Diretoria da Instituição para o biênio 2014/15, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, em Mossoró/RN-Brasil.

Neste evento, como uma forma de agradecimento pelos serviços prestados a Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, várias personalidades foram contemplados com o título de: Sócio Amigo da AFLAM e a mediadora deste blogue "CEICINHA CÂMARA" foi uma das homenageadas.

Ceicinha Câmara juntamente com a Presidente da AFLAM
"Ceição Maciel" (Biênio 2012/13), no dia do AFLAM na Praça,
realizado em dezembro de 2011, em Mossoró/RN.
Impossibilitada de participar deste evento, por morar fora do Brasil, a Ceicinha Câmara foi muito bem representada pela amiga Flauzineide de Moura Machado (poetisa, escritora e ativista cultural), que recebeu das mãos da atual presidente da AFLAM: Joana Dárc Fernandes Coelho, o título de SÓCIA AMIGA DA AFLAM, pelos relevantes serviços prestados à esta entidade, divulgando-a para o mundo lusófono, através do blogue "NOTÍCIAS DA LUSOFONIA". 

Imagem do momento em que Flauzineide Moura
recebe a homenagem da AFLAM à Ceicinha Câmara,
das mãos da atual presidente Joana D'arc Fernandes.

Um pouco sobre, CEICINHA CÂMARA...

BREVE BIOGRAFIA:
MARIA CONCEIÇÃO CÂMARA DA SILVA, mais conhecida carinhosamente por: CEICINHA CÂMARA, nasceu em Natal-RN/Brasil, no dia 08 de Maio de 1973, mas foi em Ceará-Mirim/RN, a cidade onde cresceu. Atualmente esta radicada em Vila do Bispo, Região Algarve, sul de Portugal. É poeta, escritora e ativista cultural. Participou do 1º Concurso de Poesia Adele de Oliveira, na Biblioteca Dr. Pacheco Dantas, durante as festividades de aniversário de Ceará-mirim, no ano de 1993 e obteve o 1º lugar, com a poesia: "O Palhaço". Faz parte do projeto de "Difusão da Literatura Feminina Potiguar", idealizado pela escritora Flauzineide Machado. É membro da SPVA-RN (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte). É membro-correspondente da ACLA (Academia Cearamirinense de Letras e Artes). Membro do Movimento Internacional Poetas del Mundo (movimento criado no Chile pelo poeta Ariaz Manzo). Em Portugal, realizou o COLÓQUIO CULTURAL: TRÊS TEMAS, TRÊS AUTORES, com a participação dos palestrantes brasileiros: Dr. Rubens Barros Azevedo e Dra. Selma Calazans) e do português: Dr. Carlos Morais dos Santos). Tem várias poesias publicadas em sites e blogues de poetas amigos. É mentora do blog: "NOTÍCIAS DA LUSOFONIA" (http://nlusofonia.blogspot.pt), onde faz intercâmbio cultural entre os países lusófonos, principalmente entre Brasil x Portugal. No Brasil, é a idealizadora do "SARAU DO REENCONTRO", realizado em Ceará-Mirim/RN. Concluiu o 12º Ano, mas considera-se autodidata da vida.

sábado, 29 de março de 2014

Crônica "E ASSIM CAMINHA O ANALFABETISMO", de Públio José.

Imagem do Google

E ASSIM CAMINHA O ANALFABETISMO

Uma das piores chagas sociais que atinge a humanidade é o analfabetismo. E seus efeitos se tornam ainda mais dolorosos porque o analfabetismo não escandaliza a mais ninguém. Ao longo do tempo tornou-se um cadáver insepulto, um tipo de paciente que perdeu a capacidade de tocar as pessoas, de fazê-las reagir aos seus pedidos de socorro. Na verdade, o analfabetismo é como um local putrefato no qual as pessoas que nele estão já se acostumaram com o odor que impera no ambiente. As narinas já não reagem mais à acidez que domina o lugar. E, com o passar dos dias, e diante dos atuais avanços tecnológicos, mais se acentua a distância que separa o analfabeto dos demais seres viventes deste mundo. Por outro lado, os esforços aplicados na sua solução têm apresentado, até o presente, resultados muito aquém do esperado, enquanto suas conseqüências se alastram feito pingo de tinta no papel. 
A UNESCO já na quarta edição do Relatório Global de Monitoramento da Educação para Todos atentava para o caráter doloroso do tema. O documento de nome bonito e pomposo objetiva alertar governos e entidades civis a respeito da gravidade da situação. Lamentável, para nós brasileiros, é a posição ocupada pelo Brasil no citado documento. Lá está registrado: no Brasil, e em mais outros onze países, é onde se concentram três quartos de todos os analfabetos do mundo. Independente das mazelas apontadas no Relatório Global de Monitoramento da UNESCO, o grande estigma que dilacera o analfabetismo é a leitura piegas, desfocada, piedosa, meramente assistencialista que governos e entidades civis fazem do problema. Insistem em alfabetizar por um ato de misericórdia, como uma esmola, quando a alfabetização representa, de fato, um fator inerente à economia de uma região.
E estão nesse rumo as conclusões finais do documento da UNESCO. Lá está consignado que “o analfabetismo prejudica os esforços globais para reduzir pela metade a pobreza no mundo dentro de uma década”. Pela leitura vê-se, então, que o analfabetismo termina por ser causa e efeito de sua própria desgraça, pois, além de carregar em si mesmo a cruz da separação, da segregação, da dificuldade do analfabeto em existir como elemento profissional, ainda impede que a ação governamental se interne nos guetos para a erradicação da pobreza. Não é à toa, portanto, que o documento ainda arremata: “A poderosa ligação existente entre a alfabetização de adultos e uma melhor saúde, maior renda, uma cidadania mais ativa e a educação das crianças, deveria funcionar como forte incentivo para que governos e doadores sejam mais pró-ativos”. Porque?
Porque alfabetizar faz bem, gera renda, diminui a marginalidade, eleva a auto-estima individual e melhora os índices de qualidade de vida onde sua ação é implementada. No entanto, as estatísticas, ao contrário, e por enquanto, são de estarrecer: cerca de 20% da população mundial, segundo o relatório, ainda são constituídos de analfabetos e mais de 100 milhões de crianças em idade escolar estão fora das salas de aula. O Brasil, por sua vez, tem presença assegurada, de forma negativa, nesse ranking, fazendo companhia a países como Índia, China, Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Etiópia, Indonésia, Egito, Irã, Marrocos e República Democrática do Congo. Sinal de que, em se tratando de alfabetização, nossas prioridades estão bem próximas das metas estabelecidas por esses países. Ou por outra: pobres dos nossos analfabetos. Continuarão, por longo tempo, em péssima companhia.

Públio José – jornalista
De Natal/RN - Brasil

NOITE DE FADO, EM BARÃO DE S. JOÃO, LAGOS/PORTUGAL.


INFORMAÇÕES: 

Tel.: 282 687 218

sexta-feira, 28 de março de 2014

II CONGRESSO DA CIDADANIA LUSÓFONA, EM LISBOA.


Programa

 

09h: SESSÃO DE ABERTURA

Luís Aires Barros (Sociedade de Geografia de Lisboa)
Carlos Manuel Castro (Câmara Municipal de Lisboa)
Maria Perpétua Rocha (PASC: Plataforma Activa da Sociedade Civil)
Renato Epifânio (MIL: Movimento Internacional Lusófono)


10h: LUSOFONIA NO SÉCULO XXI

Adriano Moreira (Presidente Honorário do Congresso)
Ana Paula Laborinho (Instituto Camões)
Gilvan Müller (Instituto Internacional de Língua Portuguesa)
Guilherme de Oliveira Martins (Centro Nacional de Cultura)
Vítor Ramalho (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa)


12h: ENTREGA DO PRÉMIO PERSONALIDADE LUSÓFONA 2013

Ângelo Cristóvão (Academia Galega de Língua Portuguesa)
Por Fernando Nobre, Jorge Rangel e Renato Epifânio

13h: INTERVALO PARA ALMOÇO


14h: QUE PRIORIDADES NA COOPERAÇÃO LUSÓFONA?

ANGOLA: Liga Africana | Casa de Angola
BRASIL: Associação Brasileira para a União Lusófona | Casa Agostinho da Silva 
| Instituto Mukharajj Brasilan
CABO VERDE: Organização de Técnicos e Quadros Cabo-Verdianos
GALIZA: Associação Pró-Academia Galega de Língua Portuguesa | Fundação Meendinho
GUINÉ-BISSAU: Associação Balodiren | Associação Posso
GUINÉ-EQUATORIAL: Câmara do Comércio Portugal-Guiné-Equatorial
MACAU: Instituto Internacional de Macau
MALACA: Associação Coração de Malaca
MOÇAMBIQUE: Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora 
Associação Centro Cultural Moçambicano
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: União Nacional de Escritores e Artistas São-Tomenses | 
Culturfaceis: Associação Cultural para o Desenvolvimento
TIMOR-LESTE: Associação Timorense
PORTUGAL: Associações da PASC: Plataforma Activa da Sociedade Civil
8 Séculos de Língua Portuguesa – Associação | Academia da Motivação | 
Associação Internacional de Escritores e Artistas| Associação Mares Navegados | 
Centro de Estudos da Lusofonia Agostinho da Silva | Manuel Carmo Foundation (EUA) | 
Instituto dos Mares da Lusofonia


18h: O MAR COMO PRIORIDADE ESTRATÉGICA

Manuel Pinto Abreu (Secretário de Estado do Mar)


19h: CONCLUSÕES

António Gentil Martins, João Salgueiro, Garcia Leandro e Miguel Real

20h: Jantar-Concerto (Palácio Foz)

Ver programa:
Preço do Bilhete para o Jantar-Concerto: 15 euros
Caso esteja interessado(a), deve fazer uma transferência bancária para o NIB do MIL: 0036 0283 99100034521 85, devendo depois enviar um e-mail (cidadanialusofona@gmail.com), a dar conta do número de bilhetes requisitados e de quem os poderá levantar no próprio dia.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Apresentação do livro "CONCELHO LINDO E FLORIDO QUASE RODEADO PELO MAR", da poetisa MARIA CATARINA, em Vila do Bispo/Portugal.

Poetisa MARIA CATARINA

No próximo dia 29 de março, pelas 15h00, Maria Catarina Inácio António apresenta, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, a obra “ Concelho Lindo e Florido Quase Rodeado Pelo Mar”. No decorrer da cerimónia a poetisa procederá à declamação de alguns dos seus poemas.
Neste livro de poesia popular estão representados cerca de 187 poemas que abordam diversos temas. Desde a reflexão sobre a natureza, o amor, a aldeia da Raposeira, à seleção nacional, entre muitos outros.
O grande objetivo desta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal é salvaguardar, valorizar e divulgar a poesia popular do concelho.
Trata-se de mais uma ação inserida na Feira do Livro a decorrer até ao próximo dia 6 de abril, no Centro Cultural de Vila do Bispo.


Sobre, MARIA CATARINA...

Nasceu na Freguesia da Raposeira, município do Concelho de Vila do Bispo, região Algarve/Portugal, no dia 01 de fevereiro de 1935, onde se criou e estudou até a 4ª classe. Desde muito nova fazia arranjos em cantigas para cantar com as amigas. Também fez letras para as crianças e jovens para cantarem no carnaval e santos populares. Em 1972, decidiu guardar todos os seus escritos em cadernos escolares. Em 1999 foi convidada a participar em concursos, onde obteve alguns segundos lugares. Também começou a ler os seus poemas nos encontros de POESIA POPULAR e a entrar em várias coletâneas. "Arco-Íris", foi o título do seu primeiro livro. "O meu Sol brilhou", o título do segundo livro, onde tem muito sobre a vida da escritora. É associada do MENSAGEIRO DA POESIA  e também do CANTO DOS POETAS. Ama a poesia e lê tudo o que lhe chega à mão. (Informações transcritas do livro: O meu Sol brilhou).

XXIII GALA INTERNACIONAL DE ACORDEÃO, EM BARÃO DE SÃO MIGUEL/PORTUGAL.


4º PASSEIO DE BTT DE VILA DO BISPO/PORTUGAL. INSCRIÇÕES ABERTAS!


quarta-feira, 26 de março de 2014

Eventos integrados no âmbito da Feira do Livro 2014, em Vila do Bispo/Portugal. Confira!


Divulgação de 2 exposições 

que estarão patentes, 

simultaneamente, 

até ao próximo dia 02 de Maio:

- Exposição "A Escola dos Nossos Pais: a Cartilha, a Palmatória e o Trapézio", no Arquivo Municipal de Vila do Bispo, de segunda a sexta, das 09:00 hs. às 16:30 hs.

- Exposição "A Liberdade e os seus Limites - Aspetos da História de Portugal", no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, de segunda a sexta, das 09:00 hs. às 16:30 hs.


Apresentação de dois livros 

no dia 29 de março:

- Apresentação do Livro de Poesia "Concelho lindo e Florido, Quase Rodeado pelo Mar", de Maria Catarina Inácio, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, a partir das 15 hs. (Promoção do livro e da leitura para a população em geral).

- Apresentação do Livro "O Enigma de Sagres, da autoria de Jorge Fazenda, a partir das 15:30 hs. (Promoção do livro e da leitura para a população em geral).


Sessão de Contos:

- Chá, bolinhos e partilha de histórias para a população em geral, na Biblioteca Municipal - Centro Cultural de Vila do Bispo, dia 06 de abril (domingo), a partir das 19 horas.


Feira dos Minerais:

Na Biblioteca da Escola E.B. 2,3 de São Vicente de Vila do Bispo, de 31 de março a 1 de abril, das 09:00 hs às 16:00 hs.

P.S.: Se necessitarem de mais alguma informação, compareça ao Centro Cultural e peça para falar com o sr. Artur de Jesus (historiador da Câmara Municipal). Caso ele não se encontre neste local deixe o seu contato com a pessoa que lhe atender que, com certeza, ele retribuirá a chamada. Ou, ligue para os números de telefone: 282 630 300 (Centro Cultural), ou o 282 630 600 (Câmara Municipal).

Poesia de Março III, em Contagem/Minas Gerais.Brasil.


112 ANOS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE-BRASIL.


VALÉRIO MESQUITA
Presidente do IHGRN
O Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE Convida V.Sa. e família, para participar das comemorações dos 112 anos de fundação do IHGRN, oportunidade em que serão empossados os novos sócios efetivos da Casa da  Memória. O evento contará aínda com uma palestra do confrade Cláudio Galvão abordando uma breve história da instituição.A solenidade será no  próximo dia 28, a partir das 19 horas,no auditório do Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales,Rua da Conceição,615(ao lado do (IHGRN)-Cidade Alta-Natal/RN.

NOVOS SÓCIOS...


SÓCIOS EFETIVOS:

ALDO TORQUATO DA SILVA
DIULINDA GARCIA DE MEDEIROS SILVA
FRANCISCO OBERY RODRIGUES
HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
JOSÉ EDUARDO VILAR CUNHA
JOSÉ HUMBERTO DA SILVA
NEWTON MOUSINHO DE ALBUQUERQUE
ONÉSIMO JERÔNIMO SANTOS
PAULO HEIDER FORTE FEIJÓ
PÚBLIO OTÁVIO JOSÉ DE SOUZA

SÓCIOS CORRESPONDENTES:

ALBERTO ROSTAND FERNANDES LANVERLY DE MELO
MARIA DE LOURDES LAUANDE LACROIX

SÓCIO BENEMÉRITO:

ANTÔNIO LUIZ DE MEDEIROS

SÓCIOS HONORÁRIOS:

CLEÓBULO CORTEZ GOMES
FERNANDO HIPPOLYTO DA COSTA
LUIZ GONZAGA MEIRA BEZERRA

FONTE DESTE NOTÍCIA: Vivicultura

Conferência “Arquivos e Difusão Cultural: boas práticas”, em Vila do Bispo-Portugal.


No próximo dia 5 de abril, o Centro de Interpretação de Vila do Bispo recebe a conferência “Arquivos e Difusão Cultural: boas práticas”.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Entre Arquivos”, e pretende trazer ao Algarve, até ao fim do ano, diversos especialistas na área da arquivística.

A conferência irá ter como base a investigação realizada no âmbito da dissertação de mestrado, “A difusão Cultural no Arquivo Nacional e Arquivos Distritais Portugueses” (Universidade de Évora, 2012), onde é apresentada uma reflexão sobre o enquadramento teórico das atividades e produtos de âmbito cultural da iniciativa dos Arquivos, assim como algumas reflexões e boas práticas associadas à conceção e produção dos mesmos.

A Dra. Marta Nogueira é licenciada em História (1999) com Curso de Especialização em Ciências Documentais nas variantes de Arquivo (2001) e Documentação e Biblioteca (2004) pela Universidade de Lisboa, com Pós - Graduação em Imagem e Comunicação em Bibliotecas e Centros de Documentação pela Facultad Latinoamerica de Ciencias Sociales (2007) e Mestre em Ciências da Informação e da Documentação (2012) pela Universidade de Évora com a dissertação A difusão cultural no Arquivo Nacional e Arquivos distritais portugueses: exposições documentais (1990-2009).
Foi bolseira do programa de investigação integrada da UL no âmbito do projeto Memória Contemporânea da Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa (1998-2001) e bolseira FCT no projeto Fontes Documentais II da extinta Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas (2002-2005).

Desde 2005 que desempenha funções como técnica superior no Departamento de Documentação da Reitoria da Universidade de Lisboa e desde 2010 exerce funções de Coordenadora de Direção Intermédia de 3.º grau no Núcleo do Arquivo e Expediente da Área de Documentação, Arquivo e Expediente dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa.
É investigadora colaboradora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da mesma Universidade (CLEPUL).
Autora do projeto Imagens de arquivos, projeto que consiste na conceção e produção de exposições e produtos associados tendo por tema os arquivos e o seu potencial estético (2004- 2009).
“Entre Arquivos é um projeto que está a cargo de Nelson Vaquinhas, bolseiro da FCT e arquivista do Município de Loulé, Marisa Caixas, do Serviço de Gestão Documental do Centro Hospitalar do Algarve e Helena Vinagre, arquivista do Município de Olhão. O Projeto conta com a chancela da Universidade de Évora e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Mensalmente, ao sábado, irão decorrer conferências em vários locais da região algarvia.

FONTE DESTA NOTÍCIA: Site Autárquico de Vila do Bispo.

Apresentação do livro "O Enigma de Sagres", de Jorge M. Fazenda, em Vila do Bispo/Portugal.


“O Enigma de Sagres” de Jorge M. Fazenda, vencedor da 2ª edição do prémio literário book.it/ ASA 2013, vai ser apresentado, no próximo dia 29 de março, pelas 15h30, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.

Esta obra, cujo cenário principal é Sagres, parte da ideia da existência de um pacto secreto entre Hitler e Salazar durante o período da II Guerra Mundial, um drama silencioso, e uma intriga internacional que pode modificar o curso daquele conflito…
A história começa em Cádis, no ano de 1938, onde um navio português lança amarras no porto ali existente. Está em missão altamente confidencial, dado que leva a bordo uma carga secreta. Leva também um oficial desconfiado, Eduardo, que contra ordens superiores desembarca numa cidade devastada pela guerra civil espanhola. Só consegue sair de lá vivo por milagre – e com a ajuda da bela Francisca.
Em 1940, Eduardo retira-se da marinha e instala-se em Sagres, onde refaz a sua vida como faroleiro. Aqui espera alcançar uma vida tranquila. Mas naquele ano a europa ainda estava em guerra e Portugal insistia em ser neutral. Contudo nada parecia importunar a paz de Eduardo. Até ao dia em que é confrontado com o espectro da 2ª Guerra Mundial, mesmo à frente dos seus olhos, ao largo do Forte de Beliche, vê a torre negra de um submarino. E, pintada no metal, inequívoca, a cruz suástica dos nazis. Na Marinha todos tentam abafar o caso. Mas Eduardo é tão teimoso como desconfiado. Suspeita que talvez Salazar esteja a fazer um jogo duplo, e a trair a aliança histórica com os ingleses. E decide investigar, mesmo correndo o risco de pôr em perigo a mulher que ama… sobretudo quando a PIDE começa a apertar o cerco ao antigo marinheiro.
Jorge M. Fazenda nasceu em Lisboa em 1948, foi comissário de bordo da TAP e todos os anos passa férias na Vila de Sagres. Durante anos conciliou os voos com a escrita, nomeadamente em jornais e revistas, dedicou-se também à política, sendo eleito, por duas vezes, presidente da junta de freguesia de Alcorochel - Torres Novas. Com interesses que vão da música à pintura, passando pelo teatro e pela fotografia, publicou em 2013 o seu primeiro romance.
Este evento insere-se no âmbito da iniciativa Feira do Livro promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo que teve início no passado dia 24 de março e prolonga-se até ao dia 6 de abril.
Ainda no âmbito desta ação, o autor irá apresentar a sua obra aos alunos do 8º e 9º ano da Escola E.B. 2,3 São Vicente de Vila do Bispo, no dia 28 de março, pelas 10h20m.

Matéria transcrita do SITE AUTÁRQUICO DE VILA DO BISPO.

A norte-riograndense "JANIA SOUZA" terá sessões de autógrafos no SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO E DA IMPRENSA DE GENEBRA/SUIÇA.



Um pouco sobre, JANIA SOUZA...

Imagem do facebook da Jania.
Potiguar da cidade de Natal/Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, funcionária da Caixa Económica Federal, economista, contadora, ativista cultural, poeta, escritora, artista plástica. Sócia Fundadora da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA/RN), onde exerceu os cargos de Coordenação Geral; Direção Executiva; Direção de Eventos; atualmente integra o Conselho Fiscal. Organizou a ANTOLOGIA LITERÁRIA da SPVA/RN, volumes 01, 02, 03, 04, 05 e 06. Participação em várias coletâneas nacionais e internacionais, inclusive na Saciedade dos Poetas Vivos de Blocos Online. Pacifista e voluntária no Projeto Fraldinha, que promove a construção de uma consciência cidadã em crianças a partir dos 4 anos até jovens com mais de 20 através da prática do esporte futebol, xadrez e palestras. Sócia e Delegada Regional da APPERJ; UBE/RN; AJEB/RN; Clube dos Escritores de Piracicaba; representante do Movimento Cultural Abrace em Natal/RN. Afirma que a arma da vida é a leitura. Participa da coletânea digital Saciedade dos Poetas Vivos, volumes 57; 9;10 e 11
Blog: http://janiasouzaspvarncultural.blogspot.com


A Jania Souza também marcou presença no 2º SARAU DO REENCONTRO, idealizado pela mediadora deste blogue e realizado na cidade de Ceará-Mirim/RN-Brasil. Na imagem est a Ceicinha Câmara recebendo das mãos da Jania o brinde da perfumaria Água de Cheiro conseguido pela poetisa Lúcia Helena Pereira, que colaborou muito neste evento.

Sobre o VARAL DO BRASIL...

Imagem do site do VARAL DO BRASIL.

"UM PROJETO PARA A LITERATURA, SEM FRESCURA", com o intuito de divulgar o idioma Português além de suas próprias fronteiras. Escritores publicados podem nos levar em viagens através de seus escritos conhecidos e consagrados. E aqueles tímidos, que se intitulam escritores "de gaveta" e que dentro delas guardam tantas maravilhas, podem finalmente se manifestar e compartilhar conosco da arte que lhes habita fazendo com que, com eles, sonhemos... O espaço é de todos! São dois os requisitos apenas: escrever em Português (por enquanto!) e com o coração (sempre).
Pode participar de onde você está, não importa onde você more. A participação é gratuita. O objetivo é a divulgação da nossa língua e também dos nossos escritores. 
A distribuição é feita por e-mail para qualquer lugar do Planeta! A revista, em formato PDF, além de ser distribuída ecologicamente por email, é também colocada em sites, blogs e redes sociais.
Escreva, participe! Peça o seu varal pelo email varaldobrasil@gmail.com
O Varal do Brasil, desde 2013 é também a Association Culturelle Varal do Brasil, sediada em Genebra, Suíçaque tem como objetivo divulgar a língua e a cultura do Brasil e também de países de língua portuguesa. (Informações do site do Varal do Brasil).

quarta-feira, 19 de março de 2014

Show de "Railton Câmara" no "Ponto 157" de Ceará-Mirim/RN-Brasil.

O cantor e músico cearamirinense "RAILTON CÂMARA"
(recentemente formado em Engenharia Civil pela UFRN),
convida a todos para prestigiarem o seu show
que será
neste sábado (22/03), no Ponto 157,
a partir das
20:30 hs.

Para quem gosta de curtir uma boa música é imperdível! 

Ponto 157, bar desportivo, com ótima localização,

ambiente aconchegante, amplo estacionamento,

música ao vivo, melhor petisco da cidade...

Localizado no centro de Ceará-Mirm/RN-Brasil,

na rua Jorge Fernandes Câmara, 

próximo ao Largo São Vicente de Paulo.

Telefone de contato: 
+55 84 9468-2831

segunda-feira, 17 de março de 2014

2ª Maratona Potiguar de Contação de Histórias, em Natal/RN-Brasil.


Evento CULTURAL que se constitui de SOLIDARIEDADE para gerar ALEGRIA, CONHECIMENTOS e PAZ, idealizado pela contadora de histórias: Daluzinha Avlis

abertura deste evento será às 8 horas da manhã do 19/03/2014, na IFRN/CIDADE ALTA, AV. Rio Branco, pertinho do Viaduto do UBaldo e o encerramento será dia 21/03/2014 as 10 horas da manhã. Serão 50 horas de contação de histórias, com a participação de vários voluntários, escritores, poetas do Rio Grande do Norte e outros Estados do Brasil.

PROGRAMAÇÃO


QUARTA FEIRA: DIA 19/03/2014
08h- ABERTURA:com a Banda da Polícia Militar;
08.20h- Acolhimento da anfitriã;
08.30h- Entrega do certificado de EMBAIXADORA DA PAZ a Daluzinha Avlis;
08.40h-DESFILE DAS BANDEIRAS e ESTANDARTES CULTURAIS, das INSTITUIÇÕES E GRUPOS CULTURAIS PARCEIROS de nossa Maratona;
9.20h- Início simultâneo das Contações de Histórias
* no Auditório/ Mestra Dorinha Timóteo e seus Convidados
* na Brinquedoteca: Especialmente para os pequetitos;
* no Museu dos Brinquedos/ Histórias dos brinquedos
*nas Tendas Culturais( Cantinho Japonês; História em Quadrinhos ; Artes Plásticas)
* na Sala de Autores Potiguares
12 às 14h: HISTÓRIAS DE AMOR (todos os tipos de amor entre homem e mulher, pais e filhos, entre amigos, profissional, religiosos etc.) só no auditório;
14 às 16h- Contações Simultâneas;
16 às 18h- “BATIZADO LUDO POÉTICO LITERÁRIO/CULTURAL” de alguns bebes e demais crianças que os Pais ou Responsáveis desejem que receberão “Bênçãos Culturais” de:
*Um Contador de Histórias: Daluzinha Avlis,
*Um Professor 
*Um Escritor Infantil
*Um Poeta 
*Um Artista Plástico: Djalma Paixão 
*Um Músico 
*Um Dançarino 
*Um Representante das Etnias: Awá Zeruzã Katu Maê
*Um Representante da área da saúde no RN: Ana Tânia Sampaio

18.00- A LENDA DO TAMBOR AFRICANO com NEGRA FLOR e KLEBER;

18.30 às 20h- Caixa Sentimental/Grupo da unidade de saúde do Parque dos Coqueiros;
19h- Histórias mal assombradas...
20h- No auditório FOGO DE CONSELHO com os Escoteiros do Rio Grande do Norte; sob a coordenação GRUPO ESCOTEIRO HENRIQUE CASTRICIANO - 52/RN
21h- Histórias e apresentações Folclóricas;
22h- NOITE DA COMPOTEIRA
1ª Parte do Aniversário da Daluzinha Avlis, * Coordenada pelos Contadores de Histórias com muitas DOCES HISTÓRIAS, intercaladas com apresentações musicais, danças etc.

QUINTA-FERIA: DIA 20/03/2014
07 às 9h- I ESPETACULAR PALHAÇADA POTIGUAR # Homenagem aos Mestres da Alegria: OS PALHAÇOS#
9.20 às 12h- Contações simultâneas;
12 as14h- HISTÓRIAS DE AMOR;
14 às 18h- Contações Simultâneas;
18 às 20h- A Tenda do Conto/Histórias da Vida Real;
20 às 22h- Histórias e apresentações Folclóricas;
22h- NOITE DOS POETAS 
*2ª Parte do Aniversário da Daluzinha
Grande Seresta com grupo de Violeiros 
Show de ZÉ MARTINS Presidente da SPVA/Associação dos Poetas Vivos e Afins, muita poesias, homenagens, música etc.
06 às 8h- Falação com Tapioca/ Histórias da Vida Real;
07h às 9h- Contações Simultâneas;
9h ás 10h- GRANDE FINAL/ CIRANDA DA DALUZINHA

Obs.1: Acontecerá dentro programação uma homenagem aos 70 anos do Livro Pequeno Príncipe, e apresentação de outras bandas musicais.

Obs.2: Esta programação ainda está em construção, portanto, poderá sofrer alterações pela organização.
 
Obs.3: Para quem quiser participar, entrar em contato pelo facebook da Daluzinha, AQUI!

Exposição "Retratos de gente da terra e do mar", em Vila do Bispo-Portugal.

Ainda está patente, até amanhã (18-03) no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, a exposição "Retratos de gente da terra e do mar". Confira detalhes no cartaz abaixo:


Cantora brasileira "Selma Reis" faz show no SESC da Tijuca/Rio de Janeiro.

Imagem do Google

A cantora "Selma Reis" realiza show 
"O CABARÉ DE FLORBELA"
no SESC da Tijuca/Rio de Janeiro, 
próximo dia 27 de março, às 20 hs.

IMPERDÍVEL!

UM POUCO SOBRE, Selma Reis...

Quando comecei a manter contato com a cantora Selma Reis, foi através de sua produtora Lucinéia Alves, que nos conhecemos no facebook. Sempre que posso, divulgo a Selma aqui no blogue e sempre ela agradece-me o apoio e com isso, sinto-me lisonjeada por ver que este meu trabalho voluntário cultural esta dando resultados positivos. Este é o meu principal objetivo, caro(a) leitor(a)! A partir deste nosso contato, passei a admirar, ainda mais, a Selma, por sua simplicidade, gentileza e consideração. Ela merece ser divulgada para o mundo lusófono. Desde pequena, ela é apaixonada pela música, onde diz que foi levada para a música pelas “Vozes”, visto que ficava deslumbrada diante de grandes cantores. Além de cantar, é uma excelente atriz. Comemorando os seus vinte e cinco anos de carreira, em julho de 2011, Selma Reis lança seu novo show "O Cabaré de Florbela", onde ela une os seus dois grandes amores, a música e o teatro, declamando poesias da escritora portuguesa: FLORBELA ESPANCA. Show muito bem dirigido pelo Flávio Marinho e que, um dia, gostaria muito de ter oportunidade de assisti-lo pessoalmente. Veja um pouco neste vídeo:





Contato p/ show

11-98173-8058

(Para ligar do exterior para o Brasil, 

colocar o: 0055, antes do nº acima).