NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 27 de julho de 2013

AGOSTO DO CORDEL, acontece de 3 a 17 de agosto em Natal/RN-Brasil.


A Literatura de cordel, seja ela construído em quadra, sextilha, septilha, oitava, quadrão, décima ou martelo, tem encantado o Brasil desde sua chegada de Portugal ao Brasil no século XVIII. Através dessa literatura, milhares de assuntos já foram e continuam sendo tratados poeticamente. Quem pensa que é facil escrever literatura de cordel ou pouco a valoriza, deveria tentar escrevê-la para sentir e perceber a riqueza de suas rimas e que não existe nenhuma facilidade nessa construção.
Hoje, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a literatura de cordel é bastante difundida, através de instituições como Casa do Cordel, Academia Metropolitana de Cordel, Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel e Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN).
É com muita alegria que a Casa do Cordel, em parceria com as instituições poéticas citadas e o Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Cidade Alta, convida a todos para participarem da programação do evento Agosto do Cordel que acontece de 3 a 17 de agosto em Natal. 

Texto: Ozany Gomes

Matéria transcrita do blogue: VIVICULTURA

"EMBORA SEJA OUTONO", livro lançado por Gilda Avelino, em Natal/RN-Brasil.


A escritora e poeta Gilda Avelino  fez no dia 25/07, uma justa homenagem ao seu amado, o poeta Gilberto Avelino pela passagem do 10° aniversário do seu encantamento. O salão de eventos da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras ficou repleto de familiares, amigos, escritores e poetas  que foram receber o autógrafo da autora que publicou seu 3° livro intitulado: EMBORA SEJA OUTONO.


Gilda também organizou uma linda exposição de fotografias com fragmentos da vida em família e pintura em telas de sua autoria. Durante a solenidade foi servido um delicioso coquetel regado a serenatas de amor enquanto muitas personalidades faziam   declarações ao homenageado. 

Aqui estão algumas imagens captadas pela poetisa Vivi Viana:

Belo grupo de poetas do meu Rio Grande do Norte.
Vivi Viana, Zélia Madruga , Ivan Pinheiro,
Zelma Furtado, Vitória, Fernanda e Dione Caldas.

Exposição de pintura em tela e fotografias

Duas grandes poetas que admiro:
Gilda Avelino e Lêda Marinho

Mentora do Projeto de Difusão da Literatura Feminina
Potiguar, poetisa Flauzineide Moura Machado,
ao lado da estrela da noite, Gilda Avelino.


Confira mais imagens deste evento AQUI!